Notícias

PROVA DE VIDA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS É SUPENSA ATÉ SETEMBRO/2020

O recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos está suspenso até 30 de setembro para evitar contaminações por COVID-19. O prazo, que acabaria no dia 16, foi prorrogado por causa da pandemia.


A instrução normativa do Ministério da Economia com o adiamento foi publicada na última quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União. As visitas técnicas para comprovação de vida, interrompidas desde março, também continuam suspensas.


A primeira suspensão da prova de vida foi determinada em 18 de março, início da pandemia no país, pelo prazo de 120 dias. Na ocasião, o governo ressaltou que a suspensão da prova de vida não se aplica ao aposentado, pensionista ou anistiado que já estivesse sem receber o benefício por alguma pendência ou irregularidade.


Depois desse prazo, a Prova de Vida deve passar a ser feita normalmente, como acontece todos os anos junto aos bancos responsáveis pelo pagamento do benefício. Contudo deve ganhar uma novidade. O INSS está implantando a prova de vida pelo celular, por biometria. Se isso acontecer, a nova função poderá será feita por meio da impressão digital do beneficiário, sem precisar sair de casa. A ideia do INSS é de que essa ferramenta esteja disponível a partir de agosto.